Bacon na Airfryer: Modo de preparo completo

A air fryer vai muito além de batata frita. Normalmente as batatinhas são usadas nas campanhas promocionais das fritadeiras elétricas por ser um dos alimentos mais fáceis de se associar com fritura, óleo fervendo e comida encharcada manchando o papel toalha no prato. Mas é claro que também dá para fazer bacon na airfryer!

Indicamos
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
Pensa em fazer aquela receita deliciosa mas não sabe como usar sua Air Fryer ? Esse curso foi criado pensando em você!
PONTOS POSITIVOS:
  • Aprenda + de 150 receitas deliciosas para fazer na sua Air Fryer
  • Material 100% Apostilado e Bônus Especiais Incluso
  • Omelete, Bife a Milanesa, Pudim, Bolo e muito mais!
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
+ de 150 receitas!

Bacon na airfryer: passo a passo descomplicado

Passo 1: pré-aquecendo o aparelho

Antes de iniciar o preparo das receitas, recomendamos que consulte sempre  as informações contidas no manual do aparelho para evitar contratempos.

As informações de tempo e temperatura às vezes variam de aparelho para aparelho, portanto, é importante ler primeiro o manual para ter certeza do tempo e da temperatura que se deve fritar as fatias de bacon.

Feito isso, o começo é igual ao trabalho de preparação das batatinhas nesta fritadeira. Você terá que pré-aquecer a air fryer antes de adicionar o bacon. Faça isso por uns dois ou três minutos, pois é o tempo necessário para atingir a temperatura ideal para fritar o bacon.

Passo 2: óleo no bacon

Sim, você leu certo. Para ser mais específico, você deve borrifar uma camada fina da substância diretamente na porção de bacon antes de aplicar o sal.

Mas a air fryer não é uma fritadeira que frita sem recorrer à tradicional substância gordurosa?

Antes de maiores comentários, explicamos: a maioria dos alimentos que prepara, sim, no entanto, em alguns casos é necessário usar o produto, mas em quantidade muito menor do que no modo tradicional no fogão a gás. Ou seja, o resultado ainda são receitas com menos gordura.

Mas por que ele é necessário?

No caso do bacon na airfryer, o principal objetivo é adicionar crocância e sabor, para se aproximar o máximo possível do preparo tradicional na cozinha.

A dica para passar a substância nas porções de bacon é usar uma garrafinha de spray. Também recomendamos que unte a cestinha da airfryer para evitar que o bacon grude no recipiente.

Não exagere. Tenha o cuidado de não passar da conta e exagerar na quantidade, pois se o fizer, a receita não vai ter a crocância necessária.

Por fim, antes de seguirmos para o próximo passo, não recomendamos o uso da versão em spray. Isto porque os produtos aerossóis podem danificar a superfície antiaderente da cestinha da air fryer.

Passo 3: distribua o bacon na air fryer

Seguindo com a receita de bacon na airfryer, distribua as fatias do bacon na cestinha para evitar que os ingredientes se amontoem. A distribuição deve ser feita segundo o seu critério, pois o tamanho do cesto da airfryer varia de acordo com o modelo.

O que você deve observar ao fazer a distribuição é que o ar tem que conseguir circular por entre as fatias de bacon, pois quando você empilha as tiras, as que ficam por cima escondem as de baixo, impedindo que estas sejam preparadas de forma homogênea.

Outra vantagem de permitir uma boa circulação de ar entre os ingredientes é que o tempo de preparo reduz, o que ajuda com certeza a economizar na energia.

Passo 4: programe o preparo do bacon na airfryer

Em média, programar a air fryer a 180 graus por 20 minutos é o suficiente para fritar tiras de bacon. Mesmo assim, a depender do seu gosto, esse tempo pode variar para menos ou para mais

Passo 5: agite o preparo

Seguindo com a receita e dicas para preparar bacon na airfryer, durante o preparo, pause o aparelho por pelo menos duas vezes. Nessas interrupções, tire o cesto e agite as tiras para espalhá-las, pois isso ajudará para que cozinhem de forma mais uniforme.

Se você preferir, pode virar cada tira com um pegador.

Bacon em cubos na fritadeira sem óleo

Outra delícia de receita com o ingrediente é a que o prepara em formato de cubos. É perfeita para servir em porções ou rechear pão de lanches. Não difere muito da tradicional: você deve picar o alimento e pôr os pedaços em grupos na airfryer.

Programe sua fritadeira para fritar por 10 a 15 minutos, lembrando sempre de conferir as informações de seu aparelho para averiguar o tempo ideal para fritar. Mexa os pedaços durante o preparo, mas a cada 5 minutos, em média, de modo a fritarem por igual.

Depois é só servir. Fica super apetitoso com ovos mexidos ou omelete e também não vai nada mal com queijo, pimenta, carne, azeite, entre outros.

Gostou de aprender a fazer bacon na airfryer?

Gostou dessa matéria? Então, aprenda outras receitas e confira outras dicas visitando o Guia da Fritadeira. Não se esqueça: fritadeira sem óleo é muito mais saúde, praticidade e menos sujeira na sua cozinha. Vale a pena investir! 

0/5 Singular: (0 Análise)