Batata frita na Air Fryer: Modo de preparo completo

Antes de aprender como fazer batata frita na air fryer, vamos falar um pouquinho dessa maravilha da cozinha?

Este inovador eletrodoméstico funciona fazendo com que o ar quente circule em alta velocidade nos alimentos, dentro de uma bandeja que é acoplada a ele.

A temperatura vai aos poucos cozinhando o que foi colocado lá dentro e, ao final, dá um aspecto de frito.

No tempo em que vivemos, a busca por alimentos saudáveis é uma constante. Todos querem manter a linha, evitar as gorduras e se alimentar com menos óleo ou azeite, evitando ao máximo elementos que possam ser processados ou industrializados.

Aqui chegamos no ponto alto da fritadeira elétrica air fryer. Uma fritadeira sem óleo.

A premissa é fritar sem gordura, fritar de tal maneira que os alimentos não precisarão ir ao fogo mergulhados em uma porção de óleo, dentro de uma frigideira ou panela, e ficar ali por alguns minutos, embebidos em um dos mais caloríficos elementos, o óleo de cozinha.

Esta é a grande vantagem em se cozinhar em uma air fryer, de maneira simples e fácil.

Se você já faz uso de uma air fryer, sabe perfeitamente desta vantagem.

Caso você ainda não a tenha, assim que começar a cozinhar com ela e ver suas enormes vantagens, vai começar a se perguntar como é que alguém conseguiu viver sem ela.

Indicamos
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
Pensa em fazer aquela receita deliciosa mas não sabe como usar sua Air Fryer ? Esse curso foi criado pensando em você!
PONTOS POSITIVOS:
  • Aprenda + de 150 receitas deliciosas para fazer na sua Air Fryer
  • Material 100% Apostilado e Bônus Especiais Incluso
  • Omelete, Bife a Milanesa, Pudim, Bolo e muito mais!
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
+ de 150 receitas!

Batata frita sequinha e crocante na airfryer

Já vimos a vantagem do equipamento e já combinamos que é o melhor, certo? Vamos agora combinar que não há nada melhor do que batatas fritas bem sequinhas e crocantes, não é verdade?

Servida como mistura, petisco ou tira gosto, a batata frita faz sempre a alegria dos marmanjos tomadores de cerveja e, principalmente, das crianças, que as aceitam sempre, tanto fazendo parte das refeições, como fora delas. Todos gostam de comer batata frita.

Mas, para que o sucesso seja garantido, as batatinhas têm que estar no ponto.

Não importa a maneira como são cortadas, se em tiras ou tipo batata palito, se em pedaços grandes ou em fatias, o principal é que estejam sequinhas, não estejam fritas demais e também não estejam mal cozidas.

Receita de batata frita na airfryer para se dar bem

Uma das primeiras coisas que muitos podem pensar é que a airfryer não deixa as batatas fritas da maneira como gostaríamos que elas ficassem.

Aqui, podemos dizer que tudo vai depender do modo de preparo. Vamos dar algumas dicas para que as batatas fritas saiam exatamente ao seu gosto.

Fazer batata frita na air fryer não é coisa de outro mundo!

Com 500 gramas de batatas descascadas e cortadas em palito, em uma vasilha, lave bem e seque com papel toalha. Em seguida, unte-as misturando uma colher de óleo (essa etapa é totalmente opcional).

Coloque as batatas na cesta de sua air fryer previamente aquecida em 150 graus, durante alguns minutos.

Ao colocar as batatas, programe a temperatura para 200 graus e regule a máquina para 20 minutos de funcionamento.

Durante o tempo de fritura, abra a máquina algumas vezes para chacoalhar a bandeja e permitir que a batata se espalhe por ela, ocasionando uma fritura homogênea.

A cada abertura da fritadeira, inspecione as batatas, verificando sua consistência e, ao final, se achar necessário, reprograme por mais alguns minutos. Esta receita deixará sua batata sequinha e crocante.

Batata frita congelada na airfryer: dá certo mesmo?

Tudo bem. Você não quer ter o trabalho de comprar a batata, descascar a batata, cortar em palitos e fazer a batata ficar do seu gosto? Não tem problema! Compre um daqueles pacotões de batatas já descascadas e cortadas em palito e congeladas.

Elas ficam igualmente saborosas!

Deixe a fritadeira em pré-aquecimento minutos antes de começar a fritar. Em uma vasilha, despeje a batata da maneira como ela está no pacote. Usando um borrifador, faça uma aspersão com azeite, bem de leve, em quantidade mínima sobre a batata.

Misture bem, acrescente sal a gosto – sempre antes de fritar, nunca depois – e coloque na fritadeira. A temperatura deve estar em 200 graus e a máquina regulada para fritar durante 15 minutos.

Abra de vez em quando, examine a consistência e, se for necessário, regule para fritar um pouco mais. Pode ter certeza que sua batata ficará sequinha e crocante.

Batata frita rústica na fritadeira elétrica

A preferência para esta receita é que seja feita com a chamada batata Asterix, também conhecida por batata rosa. Deve estar bem lavada e seca. Vai se diferenciar pelo tipo de corte, chamado corte meia lua, sem tirar a casca.

Uma vez cortadas as batatas, colocar em uma vasilha e acrescentar um pouco de sal, borrifar com azeite em pouca quantidade, juntar meia xícara de farinha de trigo – que pode ser substituída por amido de milho ou fécula de batata.

Faça uma mistura de temperos. Como sugestão, use páprica, alecrim, orégano, entre outros. Junte as batatas e misture bem até que todas as fatias estejam devidamente cobertas.

A fritadeira elétrica deve estar pré aquecida. Ao colocar na air fryer, regular o equipamento para uma temperatura entre 180 e 200 graus durante 25 minutos.

Inspecionar de vez em quando, sem abandonar as batatinhas, e aproveitar para chacoalhar fazendo-as se espalharem por igual pela bandeja. Se for preciso, deixe por mais uns 5 minutos.

A batata rústica é uma das mais deliciosas maneiras de preparar a batata na air fryer.

As calorias

Preparar a batata frita na air fryer diminui em mais de cinquenta por cento o número de calorias em comparação a quando ela é feita da maneira mais conhecida, ou seja, mergulhada no óleo – o que, sem dúvida, é bom para nossa saúde.

Sempre atento ao modo de preparo

Isso é o que fará a diferença em sua batata frita.

Fazer batata frita parece ser algo muito fácil e, de certa forma, realmente é bastante simples.

O que se deve ter cuidado é com a forma de preparo, pois alguns segredinhos  vão ajudar na preparação e tornar este prato, que é uma preferência nacional, em um sucesso perfeito.

A batata frita é assunto muito comentado na internet e lá podemos encontrar as mais variadas receitas deste prato que é apreciado por todos.

Os fabricantes de air fryer também colaboram com o aumento do acervo de receitas, uma vez que costumam distribuir exemplares de novas e deliciosas receitas aos compradores de sua air fryer.

Então, que tal investir em uma airfryer? Batata fresquinha e crocante todo dia: você merece

 

5/5 Plural: (2 Análises)