Como Tirar o Gosto de Plástico da Air Fryer?

Comida põe a gente em pé, para funcionar, e, ao mesmo tempo vende tanto que parece movimentar o mundo. Poder comer o que gostamos após aquele dia tenso, ou para celebração, é uma alegria que compensa certos investimentos.

Os aplicativos de entrega dão bastante opções e praticidade, mas fazer em casa, com as próprias mãos, também tem seu gosto especial.

Para agilizar nossa vontade, muitos eletrodomésticos (como a Airfryer) facilitam o serviço, propiciando que rapidamente e sem muita sujeira possamos preparar em casa aquele prato desejado.

Indicamos
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
Pensa em fazer aquela receita deliciosa mas não sabe como usar sua Air Fryer ? Esse curso foi criado pensando em você!
PONTOS POSITIVOS:
  • Aprenda + de 150 receitas deliciosas para fazer na sua Air Fryer
  • Material 100% Apostilado e Bônus Especiais Incluso
  • Omelete, Bife a Milanesa, Pudim, Bolo e muito mais!
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
+ de 150 receitas!

Fritadeira e “esquentadeira”

Os antiquados microondas não estavam dando conta da demanda. Comida de microondas fica tão sem graça! Quem já tentou fritar um ovo no aparelho, sabe…

Já o forno elétrico, apesar de ter maior tamanho interno, leva mais tempo para aprontar o alimento e não dispensa o uso do famoso óleo de cozinha.

Hoje em dia, as fritadeiras elétricas estão suprindo a procura por alimentos com menos gordura e garantindo um “fast food” que pode se fazer em casa com qualidade (e sem gosto de plástico).

Alimentos com sabor e sem trauma, sem gosto de plástico

A Airfryer é bastante prática e limpa. Possui um sistema que cozinha a comida por meio da circulação interna e acelerada do calor. Sua comida sairá no ponto e sem muito dispêndio de tempo.

A limpeza é outra vantagem. Basta lavar a cesta, a bandeja, e passar um pano pela parte externa. Mais detalhes de como melhor fazer a limpeza da sua fritadeira você pode conferir neste link.

Além de que, para fazer frituras, não haverá aquele contato com óleo fervendo e fumaça. É só depositar o alimento na fritadeira, ligar e ser feliz. Uma benção na sua cozinha!

como cuidar da air fryer

Alimento, refeição e petisco

Dos relatos pesquisados, diz-se que, embora percam um pouco do ponto da fritura a óleo, atinge-se boa qualidade para pão-de-queijo, batata, banana, bolinhos, coxa de frango…

Para quem gosta de experimentar, a rapidez da fritadeira permite muita comida que, normalmente, por estarmos ocupados, deixaríamos para o fim de semana.

Fritadeira a óleo ou Airfryer?

Como já dito, a fritadeira elétrica é uma mão na roda.

Limpa, portátil, rápida, de fácil limpeza e mais saudável, em pouco tempo, se torna um item essencial.

É como comparar uma máquina de lavar ao tanque. Depois que começar a usar, o sistema antigo se torna obsoleto. Passar horas lavando roupa à mão? Nunca mais, ora pois.

Porém, assim como existem os saudosistas que preferem a roupa lavada à mão, ou ainda “pela vovó”, alegando que o cheiro e a maciez são diferentes, há quem sinta um leve sabor ou até cheiro de plástico no alimento produzido na Airfryer.

Mas para todo problema tem solução.

Gosto e desgosto

O que acontece em algumas fritadeiras, por vezes, de modo quase “natural”, é que, com o aparelho ainda novo, e quando ligado em altas temperaturas, pode rolar um pequeno “fenômeno”.

A fritadeira pode sofrer alguma queima de partes de um protetor de plástico, ocasionando o cheiro que penetra na comida e afeta seu gosto também. Um problema que não se resolve imediatamente com limpeza simples, pois acaba ocorrendo quando se liga a fritadeira.

O relatado gosto de “fiação queimada” pode ser desagradável, além de passar a frustração que é preparar uma aguardada comida e obter um sabor “surpresa”.

Muitos clientes com maior sensibilidade não aguentam o tempo necessário para “amaciar” o aparelho e registram reclamações em sites especializados, fazendo contato em fóruns ou com a própria loja e o fabricante – um direito, no caso.

Outras razões

No topo de algumas fritadeiras elétricas há um dispositivo de aquecimento que acaba, com o tempo, agregando partículas de alimento, vapor e gordura exalados durante o processo.

O que se inicia como um “gostinho” estranho pode virar uma incômoda sensação de insegurança por parte do consumidor, que acaba ficando preocupado, pois pensa que pode estar ingerindo alguma substância tóxica.

Outra sensação que o cliente pode vir a passar, além do gosto incômodo, é a de que a Airfryer está com defeito, que pode ocorrer um problema maior a partir disso.

Mas não se preocupem quanto a isso. No máximo, o cheiro pode causar mal-estar.

Efeitos colaterais

Alguns relatos mais extremos falam ter dores de cabeça e vômito, e o cheiro de plástico em contato com a comida que foi feita na Airfryer.

Nesse caso, o melhor a fazer se você for muito sensível a tal possibilidade, é optar pelo forno elétrico, ou procurar minimizar esta possível experiência traumática, com a dica que encontramos para deixar a fritadeira “nos trinques”. E que todos podem tentar.

Enquanto não houver algum tipo de certificação ou forma de garantir que não vá acontecer o problema, o jeito é “pagar para ver”, mas segue a solução que tem sido algumas vezes recomendada pelos próprios fabricantes.

Dica para os primeiros usos da fritadeira

Uma “técnica” bastante simples a ser feita para “driblar” o problema do cheiro e gosto de plástico é, após fazer a primeira limpeza do aparelho (esta recomendada pelo fabricante), pré-aquecer a fritadeira por 15 minutos.

Com esta primeira exposição dos plásticos mais sensíveis ao alto calor, a “queima” é adiantada, sem a participação dos alimentos. Aconselha-se fazer de três a quatro vezes estas sessões de 15 minutos, que podem garantir algum resultado.

Se o cheiro de plástico acontecer nesse processo, provavelmente estará eliminando seu problema, caso contrário, experimente preparar algum alimento de teste. A tendência é que, com o procedimento a ser feito algumas vezes, o cheiro vá embora da fritadeira aos poucos.

Lembrando: não há qualquer risco para a saúde em ingerir o alimento feito na Airfryer no primeiro ou primeiros usos.

A fritadeira foi feita para abrir e usar, tanto quanto um microondas, fogão ou geladeira. Se houvesse qualquer risco à saúde, os aparelhos já teriam sido recolhidos há tempos, pois a legislação é rigorosa.

Não esquente e seja feliz!

É importante salientar que o problema do cheiro e gosto de plástico na comida preparada no Airfryer não é frequente ou comum, tampouco, pelo observado até aqui, gerou algum problema sério, além dos relatados.

Esperamos que você possa tirar as próprias conclusões tendo uma boa experiência!

Nosso blog também publicou um guia para a primeira utilização da sua Airfryer, onde se pode conferir diversas dicas: temperatura ideal, tempo de cozimento, alimentos ideais para preparar na sua fritadeira elétrica. Agora é só colocar as mãos na massa.

Qualquer coisa, convide a vovó para preparar a comida! Esta é uma opção comprovadamente insuperável. Com aquele cheiro e gosto de amor. Mas é bem possível que ela já tenha e saiba manusear fritadeiras elétricas também…

Por fim, não deixe de conferir nossas sugestões de melhores marcas de fritadeiras elétricas do mercado, com todas as características, prós e contras que pudemos reunir, para que você possa fazer a melhor escolha e ter o melhor produto e preço, dentro do gosto que combine com sua cozinha.

Bom apetite!