Ovo na Airfryer: Modo de preparo completo

A fritadeira Airfryer se popularizou pelo fato de conseguir revolucionar o jeito convencional de preparar os alimentos. Com ela, você pode preparar diversas receitas como pães, bolos e até diferentes ovos.

Dá para preparar ovo na Airfryer de várias maneiras diferentes, dentre elas, ovo frito, cozido, pochê (que deixa a gema mole) e até omelete.

Assim, a fritadeira Airfryer consegue oferecer alimentos de maneira prática, saudável e segura, sem a necessidade do uso de óleo de cozinha e proporciona ainda alimentos crocantes por fora e suculentos por dentro.

Abaixo, veja o passo a passo de como fazer ovo na Airfryer! Confira!

Indicamos
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
Pensa em fazer aquela receita deliciosa mas não sabe como usar sua Air Fryer ? Esse curso foi criado pensando em você!
PONTOS POSITIVOS:
  • Aprenda + de 150 receitas deliciosas para fazer na sua Air Fryer
  • Material 100% Apostilado e Bônus Especiais Incluso
  • Omelete, Bife a Milanesa, Pudim, Bolo e muito mais!
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
+ de 150 receitas!

5 passos para fazer ovo frito na Airfryer

Passo 1 – escolha o recipiente adequado para o preparo

O primeiro passo para preparar o ovo de maneira mais saudável na fritadeira elétrica é escolher o recipiente, que deve ser baixo, como um pires ou com uma pequena assadeira, parecido com os recipientes de cupcakes ou de empadas.

Utilize algo que possa ser levado na Airfryer e que é feito com cerâmica, metal, silicone ou ainda vidro refratário.

Você pode, ainda, escolher recipientes que são usados em preparações quentes e que são levados ao forno.

Lembre-se que eles diferem dos utensílios que vão ao microondas, pois a fritadeira não funciona com plásticos.

Passo 2 – untar o recipiente

Se o seu recipiente não for antiaderente, unte-o. Para isso, passe azeite, manteiga ou óleo por todo o recipiente, depois quebre o ovo na vasilha e para o tempero, use sal e pimenta a gosto.

Você ainda pode acrescentar ou substituir com outros temperos que sejam do seu gosto.

Passo 3 – pré-aqueça a Airfryer e aguarde o tempo necessário para o preparo

Acrescente o refratário e o ovo na Airfryer, que deve estar pré-aquecida em 180º C ou a 200º C. Isso é essencial para a receita dar certo.

Então, deixe o ovo na Airfryer cerca de 6 minutos. Não é necessário a utilização de óleo, visto que a fritadeira é antiaderente.

Dessa forma, você pode variar o tempo, considerando o tipo de ovo que você prefere: com a gema mole, mais firme ou ainda mais dourado, por exemplo.

Outro ponto que pode fazer com que o tempo de preparo sofra variação é o tipo do seu recipiente e formato. Por isso, faça o acompanhamento até que seu ovo frito saia no ponto desejado.

Passo 4 – a receita do ovo na Airfryer está pronta

Quando seu ovo chegar ao ponto desejado, normalmente após 6 minutos, retire a vasilha da fritadeira, utilizando uma luva de forno e tome bastante cuidado para não sofrer acidentes. Sirva em seguida.

Passo 5 – preparo de vários ovos na Airfryer

É possível que você prepare quantos ovos forem necessários de uma vez só, desde que sejam colocados um ao lado do outro na Airfryer. Você ainda pode acrescentar frios, queijos, outros temperos e ervas para deixar seu preparo de ovo frito ainda mais saboroso.

Modo de preparo do ovo cozido e pochê na Airfryer

Depois da receita de ovo frito, vamos preparar ovo cozido. Para isso, coloque quantos ovos achar necessário na Airfryer e programe o tempo para cerca de 13 minutos, dependendo da potência e marca de seu eletrodoméstico, a 160º C.

O que pode fazer com que o tempo de cozimento sofra variação é se você utilizar ovos grandes ao invés de médios e acrescentar três de uma vez. Caso você se encaixe em uma dessas situações anteriores, programe um tempo maior, de cerca de 16 minutos.

Depois que chegar no tempo certo, você pode esfriar os ovos debaixo de água corrente e descascar.

Ou, ainda, se preferir, tirar a casca dos ovos depois de frios. Você pode consumir com sal ou acrescentar em outras receitas como, por exemplo, saladas, maioneses, recheios e tortas, por exemplo.

Para o preparo de ovos-moles, mais conhecidos como ovo pochê, o processo é parecido ao do ovo cozido. Basta colocar os ovos na cesta da Airfryer e fazer a programação de tempo para cerca de 8 minutos com uma temperatura de 160º C.

Após estarem prontos, coloque-os em um pote ou suporte, quebra a ponta do ovo e você pode comer com uma colher.

Assim, o resultado será uma gema mole e cremosa,  ideal para mergulhar em torradas, bolachas e até mesmo em outros petiscos.

Como fazer omelete na Airfryer

A receita de omelete na Airfryer também é muito simples e, além de ser saudável, fica muito saborosa. Você pode rechear e temperar com os mesmo ingredientes que usaria para o preparo no fogão.

O primeiro passo para fazer omelete na Airfryer é cortar os ingredientes de sua preferência e colocá-los em uma vasilha funda. Feito isso, bata bem os ovos com um garfo e misture os ingredientes de modo que fique uma consistência homogênea.

O segundo passo é colocar a mistura em um recipiente que seja compatível com sua Airfryer, tanto em material como em tamanho, lembre-se de escolher material em cerâmica, metal, silicone ou ainda vidro refratário.

Depois você deve untar o recipiente com azeite, manteiga, óleo ou, se preferir, forrá-lo com papel manteiga para que a omelete não grude na sua vasilha.

Terminada essa etapa, leve a omelete à fritadeira sem óleo e cozinhe o alimento por cerca de 15 a 18 minutos em uma temperatura a 180º C.

Para conferir se está pronto e acertar no ponto que você deseja consumir, você pode espetar um palito de fósforo ou de dente no preparo para conferir, de tempos em tempos, se ainda está cru.

Caso o palito que você colocou na omelete saia molhado, é um indício de que sua refeição ainda não está pronta. Agora, se sair limpo, é sinal de que a omelete está pronto e você já pode desligar e servir.

Veja dicas de como fazer ovo perfeito na Airfryer

Você pode fazer receitas com ovos, perfeitas a qualquer momento, não precisando de truques, além de ser bem simples e fácil de fazer. O ponto principal é usar o ovo correto e de maneira correta também.

Para isso, opte pelo ovo fresco e médio. A importância da escolha de ovo fresco se dá pelo fato dos ovos mais velhos, os quais são vendidos em mercados, ficarem muito tempo expostos na prateleira, o que acaba comprometendo a proteína e a albumina do alimento, deixando-o mais aguado e prejudicando o sabor.

Além disso, é necessário fazer o pré-aquecimento do eletrodoméstico, além de deixar seu preparo pronto com maior rapidez.

Para os cozinheiros que não gostam que o ovo fique com a superfície dourada, procure cobrir o recipiente, quando for fazer as receitas, com um papel alumínio. Fazendo isso, o ovo fica preparado de maneira uniforme, o que permitirá que a superfície da sua receita não fique em tom marrom.

No momento de temperar, você pode salgar o ovo com sal de ervas ao invés de usar o sal comum. Isso deixará sua receita com um toque especial, além de você conseguir fazer do seu gosto.

O sal de ervas pode ser feito de maneira caseira. Por isso, além de saudável, você estará ingerindo receitas saborosas.

Agora que você viu como é bem fácil, anote todas as dicas e capriche quando for fazer diferentes receitas com ovos na Airfryer.

0/5 Singular: (0 Análise)