Panceta na Airfryer: Modo de preparo completo

Sem gordura ou, apenas em quantidades mínimas para untar: esta será sempre a grande vantagem em se cozinhar com a airfryer. E, claro, com a panceta na airfryer não poderia ser diferente.

Você já usa uma air fryer? Se sim, sabe das vantagens das quais estamos falando. Aliás, fazer panceta na airfryer é uma das receitas mais gostosas que você pode experimentar na sua fritadeira sem óleo.

Indicamos
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
Pensa em fazer aquela receita deliciosa mas não sabe como usar sua Air Fryer ? Esse curso foi criado pensando em você!
PONTOS POSITIVOS:
  • Aprenda + de 150 receitas deliciosas para fazer na sua Air Fryer
  • Material 100% Apostilado e Bônus Especiais Incluso
  • Omelete, Bife a Milanesa, Pudim, Bolo e muito mais!
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
+ de 150 receitas!

Torresmo, toucinho, bacon ou panceta na air fryer? Que delícia!

Você pode estar se perguntando se torresmo, toucinho, bacon e panceta são a mesma coisa. Poderíamos dizer que, basicamente, não.

A panceta de porco é originária da Itália, com o nome de pancetta, muito comum também na Espanha. É parte da barriga do porco.

Sua grande distinção perante os demais é que é curada, temperada com sal e especiarias, não sendo defumada. Além disso, tem uma porção mais generosa de carne e costuma ser ligeiramente mais leve. Assim, cai no gosto de todos!

Já o torresmo é o prato finalizado, ou seja, a panceta preparada.

O bacon, por sua vez, é um corte da panceta,  de origem inglesa e um corte de carne da barriga do porco, com gordura salgada, curada e passada pelo processo de defumação.

Cai muito ao gosto dos americanos e europeus quando frito e servido no café da manhã. Pode ser também assado cozido ou grelhado.

O toucinho é um misto de uma carne mais magra com aquele corinho do porco para sua preparação. Aliás, ele já vem defumado.

Bem, agora que já entendemos a diferença entre torresmo, toucinho, bacon e panceta, vamos aprender a preparar panceta na air fryer? O resultado, então, será um torresmo delicioso! Mãos à obra?

Panceta na airfryer: nossas melhores receitas

A maioria dos preparos na airfryer vai pedir que você deixe a fritadeira pré-aquecida. Geralmente se faz isso a uma temperatura de 180 graus, durante pelo menos três minutos. Esta, então, é nossa primeira dica para o sucesso.

Receita de panceta na air fryer: básica

Esta receita pode ser preparada com 1 quilo de panceta, sal e pimenta-do-reino.

Outros temperos podem ser adicionados. Tudo depende do seu gosto pelo tempero e o quanto você tem vontade que o sabor fique mais acentuado. Um meio de deixá-la bem pururucada é borrifando um pouco de água antes dos minutos finais do processo.

Tempere a panceta usando os ingredientes e enrole as tiras como se fosse um rocambole. Acomode no cesto de sua airfryer. Geralmente a bandeja consegue conter de três a quatro porções.

Note que a pele deve estar voltada para baixo. Ajuste a máquina para uma temperatura de 200 graus, durante 15 minutos.

Passado este primeiro tempo, vire a panceta para que os dois lados fiquem bem assados e programe mais uma vez por 10 minutos. Esta forma de preparo é conhecida também como torresmo de rolo.

Receita de panceta na air fryer: em cubos

Com 800 gramas de panceta, você vai ter aqui mais uma das opções de preparo.

Corte a barriga em cubos e tempere com os ingredientes, pimenta-do-reino, sal e páprica, por exemplo. Então, misture bem e não tenha medo de ser feliz: você está em casa, então, use as mãos!

Dessa forma, considere que esta quantidade vai dar para pelo menos quatro porções.

Em relação à temperatura e ao tempo de preparo, pode usar os mesmos parâmetros da receia anterior: 200 graus por 15 minutos, depois abra e vire os cubos e programe 10 minutos adicionais.

Receita de panceta ou torresmo na airfryer: com molho especial

Essa receita de panceta é um pouco mais elaborada, mas, em compensação, o resultado é surpreendente! Vamos aprender a fazer?

Separe os ingredientes, que são:

  • 1 panceta de aproximadamente 1 quilo;
  • Mostarda (3 colheres de sopa);
  • Molho inglês (1 colher de sopa);
  • Açúcar mascavo (2 colheres de sopa – não use outro tipo de açúcar);
  • 300g de molho de tomate;
  • Vinho tinto (3 colheres de sopa);
  • Creme de leite (2 colheres de sopa);
  • Sal e pimenta a gosto.

Para começar o preparo, corte a panceta em fatias de cerca de 3 ou 4 cm de espessura. Na cesta da air fryer, programada a 180º, coloque as fatias e regue com um pouco de azeite.

Dependendo do ponto que você deseja sua panceta, o tempo indicado varia entre 30 e 40 minutos, sempre virando as fatias na metade do tempo.

Agora é que as coisas vão ficar ainda mais gostosas, pois vamos preparar o molho da panceta! O modo de preparo é muito simples, pois basta misturar todos os ingredientes em um recipiente e reservar. Na hora de servir, é só se deliciar!

Gostou de aprender a fazer panceta na Airfryer?

Viu como é fácil fazer panceta na fritadeira sem óleo? Rápido, sem sujeira, sem precisar ligar o fogo e sem praticamente nenhum trabalho!

Quer mais dicas de receitas para fazer na airfryer? Confira nossos outros posts clicando aqui. Bom apetite e até a próxima!

5/5 Singular: (1 Análise)