Tomate seco na airfryer: Modo de preparo completo

Tomate seco agrada demais: seja na salada, com rúcula, seja no risoto e onde mais sua imaginação criar. Agora, fazer tomate seco na airfryer é possível? Sim, além de ser muito fácil!

Se você gostou da ideia de fazer tomates secos na airfryer, então, preste atenção nesse texto: vamos te dar a receita de tomate seco, feito na fritadeira sem óleo air fryer, de maneira fácil e rápida.

Além de passar o passo a passo de tomate seco na airfryer, vamos também dar sugestões para você incrementar diferentes pratos com tomates secos. Confira!

Indicamos
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
Pensa em fazer aquela receita deliciosa mas não sabe como usar sua Air Fryer ? Esse curso foi criado pensando em você!
PONTOS POSITIVOS:
  • Aprenda + de 150 receitas deliciosas para fazer na sua Air Fryer
  • Material 100% Apostilado e Bônus Especiais Incluso
  • Omelete, Bife a Milanesa, Pudim, Bolo e muito mais!
Aprenda TUDO sobre Air Fryer
+ de 150 receitas!

Como fazer tomate seco na airfryer?

Você já tentou fazer tomate seco? Caso já tenha tentado, sabe ser um processo demorado. Já comprar o tomate seco pronto não custa barato!

Então, quando você decide fazer o tomate seco na airfryer, já sabe que se trata de um processo bem mais rápido e, claro, custará bem menos!

Para começar, você deve saber o tipo de tomate ideal para fazer tomate seco na airfryer.

Qual é o tipo de tomate ideal para essa receita?

Quem já foi em um mercado, sabe que existem vários tipos de tomate: alguns são ideais para salada, já outros ficam ótimos para fazer molho.

Agora, para fazer receita de tomate seco, o tomate ideal é o tomate italiano e bem maduro. Tomates verdes não são recomendados para a receita de tomate seco.

Ou seja, se você tem tomates maduros em casa, do tipo italiano, esse é o ingrediente ideal!

Vamos aos ingredientes!

Ingredientes para receita de tomate seco na airfryer

  • Um quilo de tomate italiano, bem maduro;
  • Açúcar (5 colheres de sopa);
  • Sal (1 colher de chá);
  • Orégano (1 colher de sopa);
  • Alho fatiado (ao menos 2 dentes);
  • Alecrim (um ramo ou folhas desidratadas);
  • Azeite de oliva.

Modo de fazer

Comece lavando muito bem os tomates. Seque-os e corte-os ao meio. Lembre-se de retirar a ponta.

A seguir, retire a polpa e as sementes dos tomates.

Então, pegue uma tigela funda. Você deve, então, colocar os tomates, o açúcar e o sal por cima. Misture bem. O açúcar é essencial para o sabor levemente adocicado da receita de tomate seco.

Deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Nesse momento, você deve pegar uma assadeira e colocar os tomates com a casca para cima, para sair o excesso de água dos tomates. Reserve pelo menos 30 minutos para esse passo.

Após isso, coloque metade dos tomates, com a casca para baixo, na cesta da air fryer. Programe a airfryer a 160ºC por 30 minutos.

É importante colocar só metade dos tomates, a princípio, para que o cozimento dos tomates seja por igual.

Quando estiver faltando 20 minutos para acabar o tempo, você pode adicionar o alho fatiado por cima do tomate.

Ao final dos 30 minutos, coloque a outra metade.

E o armazenamento?

Agora vem uma parte muito importante da receita de tomate seco e que também é essencial para que essa receita fique deliciosa: o armazenamento!

Veja um pote de vidro, com tampa e ferva esse pote aberto, com a tampa, para esterilizá-lo. Cuidado ao retirar o pote de vidro da água quente.

Coloque o tomate seco, o orégano, alecrim e cubra com azeite. Vá alternando camadas de tomate seco com o orégano, alecrim e azeite.

Ao final, cubra com azeite, antes de tampar. Deixe na geladeira por pelo menos 24 horas. Dessa forma, o sabor ficará mais encorpado. Você pode, inclusive, deixar mais tempo na geladeira antes de consumir.

Pronto! Sua receita está pronta para ser degustada!

E você já sabe onde acrescentar essa delícia? Confira algumas sugestões de pratos com tomate seco!

Sugestões de pratos com tomate seco

Agora que você já utilizou sua fritadeira sem óleo para preparar a deliciosa receita de tomate seco, chegou a hora de preparar outras receitas maravilhosas, que usam esse ingrediente. E então, vamos a algumas deliciosas receitas?

1 – Salada de rúcula

A rúcula combina demais com tomate seco, visto que é uma folha com sabor marcante, atenuada pelo sabor agridoce do tomate seco.

Não é só como cobertura de pizza que essa dupla rúcula + tomate seco faz sucesso. Procure experimentar essa salada, no dia a dia. Certamente, vai agradar!

2 – Risoto

Faça a receita de risoto de maneira tradicional: com arroz arbóreo, indicado para risoto, com caldo de legumes, manteiga e vinho. Quando o risoto já estiver no ponto, ou seja, bem cremoso e com os grãos al dente, misture o tomate seco, com parmesão e adicione folhas de manjericão.

Fica simplesmente delicioso!

3 – Patê

Essa sugestão de entrada é muito fácil de fazer e fica sensacional com torradinhas.

Assim, basta bater um pouco de tomate seco no liquidificador, com ricota, folhas de manjericão e um toque de pimenta-do-reino. Pode, também, acrescentar alguns dentes de alho, se desejar.

Outras sugestões são incluir o tomate seco como recheios de omeletes e aproveitar o sabor delicioso do tomate seco e colocá-lo como parte da receita de pães.

Aqui, não tem segredo, é só fazer a receita tradicional de pão, por exemplo, com leite, óleo, farinha de trigo, açúcar e fermento biológico, adicionando o tomate seco na receita, por exemplo, antes de assar o pão no forno.

Dessa forma, você vai agradar à família inteira!

E então, gostou das receitas? Aqui no Guia da Fritadeira sempre tem novidades para você!

5/5 Plural: (2 Análises)