Air Fryer Midea é Boa? Confira os Detalhes nesse Review Completo!

Fritadeiras elétricas já se tornaram um eletrodoméstico queridinho dos brasileiros, e não é por menos. Uma das opções que chegam no mercado com força são as da marca Midea. Então fica a pergunta: a fritadeira air fryer Midea é boa?

Como uma marca relativamente nova e, consequentemente, pouco conhecida por nós, é inevitável olharmos com certa desconfiança. A airfryer Philips Walita, por exemplo, já é grande conhecida do público.

Mas, e quanto à marca Midea?

Quando tratamos de aparelhos como uma fritadeira elétrica, a análise completa é mais importante ainda. Afinal, é onde prepararemos alimentos. Desde o preparo de pão de queijo até coxinhas de frango ou batatas fritas, queremos ter certeza que tudo sairá como esperamos, sem surpresas no sabor ou nutrição.

Além disso, ter certeza de toda a segurança, durabilidade, aplicações e outras questões técnicas é indispensável para tomarmos uma decisão de compra educada. Isso contribuirá para que escolhamos a fritadeira elétrica que mais se adéqua às nossas necessidades, cozinha e estilo de vida.

Abaixo você encontrará não apenas um histórico da marca Midea, mas também uma avaliação detalhada sobre sua principal fritadeira elétrica, a Liva, que promete maravilhas na cozinha.

Como não poderia deixar de ser, você verá que ela possui uma série de benefícios, mas não escapa de apresentar alguns pontos desfavoráveis. Ainda assim, acreditamos que a fritadeira sem óleo Midea Liva é uma boa aquisição para você e sua família, cumpre sua função e trará bons resultados.

Air Fryer
Air Fryer Midea
Com um design elegante e arrojado, disponível em diversas cores, a Air Fryer da Midea vem para conquistar seu lugar na cozinha do brasileiro, com elegância e eficiência!
PONTOS POSITIVOS:
  • Pintura antiaderente
  • É possível lavar seu cesto interno no lava-louças, sem sofrer danos
  • Bandeja coletora de resíudos para recolher as migalhas que caem
Air Fryer Midea
Melhor Preço Encontrado na Amazon

Conhecendo a marca Midea, que vai além das fritadeiras sem óleo

O Midea Group co Ltda foi fundado em 1968 na China e, desde então, suas operações se espalharam por todo o planeta.

Inicialmente, a Midea trabalhou com a fabricação de aparelhos de ar condicionado, expandindo sua produção para diversos modelos, inclusive condicionadores de ar de grande porte.

Desde 2009, a marca passou a atuar no segmento de aparelhos eletrodomésticos e eletroportáteis. Rapidamente a Midea conquistou clientes no mercado oriental e ocidental, principalmente nos Estados Unidos.

Seu principal produto ainda são os aparelhos de condicionamento de ar. Porém, hoje a Midea já se tornou conhecida por outras categorias como lava louças, aspiradores de pó, lavadoras e secadoras de roupas, além de outros, entre eles as fritadeiras sem óleo.

Suas atividades no Brasil se iniciaram no final do ano de 2006. Aqui ela conquistou clientes rapidamente e patrocinou times de futebol como o Grêmio e, atualmente, o Corinthians.

Em 2011 se uniu à Carrier para fundar o grupo Midea-Carrier, cujo foco é a distribuição de aparelhos de climatização por toda a América do Sul.

Por mais que o nome Midea não seja tão comum aos brasileiros, seus produtos, principalmente ar condicionado, são largamente utilizados em território nacional. Além disso, o Grupo Midea-Carrier é detentor da Comfee, Springer e Toshiba, esta última mais familiar para nós.

Quais são os Prós e Contras da Fritadeira Midea Liva?

Prós

  • Base estável;
  • Pintura antiaderente ótima;
  • Fácil limpeza;
  • Durabilidade da bandeja;
  • Design elegante.

Contras

  • Cesto de tamanho menor do que indicado;
  • Fritura irregular nos cantos;
  • Temperatura externa elevada.

Para quem busca outras opções para ajudar no preparo dos alimentos, a Midea tem outros produtos com especificações diferentes.

LEIA TAMBÉM  Air Fryer Cadence é Boa? Confira os Detalhes nesse Review Completo!

Entre eles tem a fritadeira elétrica sem óleo 5,5L Midea, ideal para que busca uma maior capacidade do cesto; e a fritadeira elétrica sem óleo 3,5L Midea, uma opção com menos espaço, porém com preço mais acessível e sem perder toda a tecnologia oferecida pela Midea.

Detalhes da fritadeira Airfryer Midea Liva

Seguindo com nosso conteúdo que busca entender se a fritadeira Airfryer Midea é boa, no segmento de airfryers, a marca traz como principal produto o Midea Liva.

Ela possui um design elegante e arrojado, disponível nas cores preto e branco, toda preta, preto e inox, e toda vermelha.

As especificações técnicas oferecidas pela fabricante são:

  • Capacidade: 4litros
  • Potência: (W) 1500 W
  • Tensão: 127V / 220V
  • Peso Líquido: (Kg) 4,8 kg
  • Dimensões (LxAxP): 39,0cm x 35cm x 35,5 cm
  • Peso Bruto: 4,8 kg
  • Material Externo: Plástico
  • Temperatura Máxima: 200°C

Esta fritadeira Midea Liva é um bom equipamento para quem busca a funcionalidade básica de uma fritadeira elétrica, que ela cumpre com facilidade, como outros modelos. Além disso, a fritadeira Midea Liva traz alguns diferenciais que podem ser decisivos na sua escolha.

Os principais destaques e promessas são o volume de 4L, acima do padrão de mercado; seu acabamento elegante e detalhes em serigrafia; e segurança através de um sistema de timer para desligamento automático.

Em relação aos preços, não há muito com o que se assustar. Tudo isso por uma faixa de preço entre os R$ 400,00 e R$ 500,00, bem dentro do padrão para aparelhos deste tipo.

Abaixo analisamos os componentes e funcionalidades do aparelho, bem como as especificações oferecidas pela fabricante. Uma série de testes aplicados nos dão uma visão do potencial do aparelho e se ele corresponde ou não às expectativas.

Dimensões da Airfryer Midea Liva

A Midea Liva possui 39 centímetro de largura, 35 cm de altura e 35,5 cm de comprimento. Isso faz dela um modelo de dimensões consideravelmente grandes, o que requer um espaço mais dedicado para acomodá-la em sua cozinha.

Porém, o diferencial é que a base quadrada da Midea Liva é mais ampla que seu topo, o que lhe confere uma aparência de pirâmide. Isso faz com que o aparelho tenha muito mais estabilidade.

Quando associado com os pés emborrachados presentes no fundo, que são mais amplos em comparação a outras marcas, isso faz com que a retirada da bandeja seja feita com facilidade.

É possível puxá-la de forma firme e sem comprometer o aparelho, que permanece no lugar mesmo sob aplicação da força necessária.

A air fryer Midea Liva tem mesmo o cesto de 4 litros?

Quando voltamos nossa atenção para o tão falado volume de 4 litros descrito, há um problema.

Por não haver uma regulamentação quanto ao que deve ser declarado pelo fabricante, este dado pode ser feito tanto para o cesto em si como para o coletor, que acomoda o cesto e naturalmente tem uma capacidade maior. É o que acontece aqui.

De fato, o coletor da air fryer Midea Liva possui 4 Litros de volume. Porém, o cesto alcança apenas os 3,65 Litros. Isso dá a ela uma capacidade menor que a esperada, afinal, é no cesto onde colocamos o alimento.

O cesto e coletor de fritadeira elétrica possuem formato quadrado e não redondo, como é o mais comum. Ele é amplo e permite uma boa acomodação da comida, independente de qual.

Porém, por ser quadrado, alguns problemas aparecem, como discutiremos mais adiante no texto.

Cabo de alimentação

Uma parte certamente decepcionante é o tamanho do cabo de alimentação dessa fritadeira elétrica, que não passa dos 90 cm, sendo que o mais comum é 1 metro ou mais. Ou seja, será preciso posicioná-la bem próximo a uma tomada.

LEIA TAMBÉM  Air Fryer Arno é Boa? Confira os Detalhes nesse Review Completo!

Para conferir o consumo de energia de uma Air Fryer, recomendo esse conteúdo.

Acabamento

Sem dúvidas, a fritadeira sem óleo Midea Liva é uma das máquinas mais bonitas disponíveis que você encontrará entre as air fryers.

As cores em que ela está disponível são atraentes, e todo o design da máquina contribui para isso. A peça é feita toda em preto e possui apenas uma capa de plástico que possui as cores no topo e frente da bandeja.

Além disso, detalhes em serigrafia dão um toque elegante e destacam elementos-chave do aparelho.

No topo, existem indicadores em LED para o estado ligado do aparelho e quando ele alcança a temperatura escolhida.

Falando sobre escolher temperatura, há dois botões giratórios abaixo destes indicadores. Um para determinar o tempo, que vai até os 60 minutos, e outro para a temperatura, que varia de 80 a 200 °C.

Apesar da beleza dessa fritadeira elétrica, ela apresenta alguns problemas no acabamento, como partes mal encaixadas ou desalinhadas. Porém, não é nada que comprometa o seu funcionamento.

Performance da fritadeira elétrica Midea Liva

Finalmente, vamos ao que realmente interessa: a fritadeira sem óleo Midea Liva é boa para preparar os alimentos do seu livro de receitas favorito?

Sem dúvidas, a fritadeira elétrica Midea Liva cumpre sua função. Os alimentos ficam bem fritos e o cesto ajuda na hora de distribuí-los. O maior problema, no entanto, é com relação aos cantos do cesto.

Uma vez que ele possui formato quadrado, a distribuição de calor é menor em seus cantos. Isso faz com que os alimentos posicionados nele não alcancem o mesmo grau de fritura que os demais, podendo até mesmo ficar crus, como batatas fritas, por exemplo, que podem ficar menos crocantes se estiverem nos cantos.

Isto é facilmente solucionado com um posicionamento mais cuidadoso, ou mesmo combinações diferentes de temperatura e tempo. Ainda assim, se apresenta como um problema do modelo.

Temperatura alcançada

A temperatura média da Midea Liva fica abaixo da selecionada. Apesar dos picos alcançarem os 200º, usando como exemplo a temperatura máxima oferecida, ela chega a cair até mesmo 10º, indo para os 190º.

Apesar dessa diferença não gerar resultados negativos significativos na fritura do alimento, é importante notar.

Potência

Diferentemente dos 1500W de potência indicados pela fabricante, a máquina não ultrapassa os 1380W nos testes efetuados. Um desempenho abaixo do prometido.

Ruído

Com relação ao barulho, a fritadeira Midea Liva é boa opção, não se distanciando das demais marcas e modelos.

Antiaderência

O cesto da Midea Liva apresenta um dos melhores revestimentos antiaderentes em fritadeiras elétricas disponíveis – se não o melhor!

Isto é um grande diferencial para quem busca uma maior facilidade de trabalhar com diferentes tipos de comida.

Manutenção

Graças à sua ótima pintura antiaderente, o cesto da fritadeira Midea Liva é consideravelmente mais fácil de limpar, exceto pelos cantos que podem oferecer desafio um pouco maior.

Além disso, a própria fabricante informa a possibilidade de colocar cesto e coletor para lavar em uma máquina lava louças. Isso facilita muito a limpeza e a vida de quem tem acesso a tal aparelho, e também integra as várias áreas de atuação da Midea.

A parte externa também é bem fácil de limpar, uma vez que possui poucos cantos que favorecem o acúmulo de sujeira.

Por outro lado, a parte interna da fritadeira pode se mostrar mais difícil de limpar, uma vez que a resistência não possui proteção contra respingos.

LEIA TAMBÉM  Air Fryer Philco é Boa? Confira os Detalhes nesse Review Completo!

Durabilidade

A parte inferior da fritadeira elétrica Midea Liva possui dois filetes plásticos que impedem o cesto de raspar no momento que é colocado ou retirado. Isso dá a ela uma alta durabilidade no revestimento de teflon.

A pintura antiaderente, apesar da alta qualidade, não se mostrou mais resistente que as de outras marcas. Porém, a fritadeira ainda se manteve no padrão de mercado (uma boa vida útil).

Lembrando que os produtos tem 12 meses de garantia para defeito de fábrica.

Segurança

Quando você retira a bandeja da máquina ainda ligada, o motor automaticamente desliga. Esta é uma boa forma de manter o tempo sob controle e evitar quaisquer acidentes, conferindo grande segurança à air fryer Midea Liva.

Apesar disso, a resistência continua com a temperatura elevada, o que ainda representa risco.

Ao final do tempo selecionado, o famoso “ding” está presente, e possui um volume agradável, sendo audível a boa distância sem incomodar. O timer para desligamento automático também merece destaque.

Temperatura externa

O revestimento externo desta air fryer Midea, em sua maior parte, mantém uma boa temperatura externa durante seu funcionamento.

A exceção vai para o lado esquerdo da parte externa da bandeja, que chega próxima ao 100 ºC quando na temperatura mais alta de funcionamento.

Tensão de fuga

Antes de mais nada, vale explicar que tensão de fuga é uma voltagem elétrica que escapa de forma indesejada do aparelho devido a diversos motivos.

No caso da air fryer Midea Liva, a carcaça interna não é isolada, o que gera essa tensão de fuga. Apesar de ela não ser elevada, cerca de 90 volts, é recomendado o aterramento do aparelho e manuseio sempre de forma isolada do solo e outras fontes condutoras.

Manual do produto e acessórios

Vale ressaltar que a air fryer Midea Liva vem com um barril cilíndrico para bolos como acessório. Este é um belo toque da marca, reconhecendo a potencialidade e versatilidade do próprio aparelho.

Dentro da caixa há ainda o manual, que é apresentado de forma bonita, colorida e bem estruturada. Isso não só facilita a leitura e absorção das informações, mas também a incentiva.

Por fim, acompanha a air fryer Midea Liva um livreto com 30 receitas para se fazer na air fryer. Apesar de básicas, elas ajudarão quem recém adquiriu o aparelho a trabalhar com tempos, temperatura e começar a explorar a flexibilidade que o aparelho oferece.

Afinal, Air fryer Midea é boa mesmo? Vale a pena comprar?

Como um todo, a fritadeira elétrica Midea Liva é uma opção de ótima qualidade para os lares brasileiros. Ela cumpre com as expectativas de uma fritadeira elétrica e entrega alimentos crocantes e saudáveis, sem uso de óleo, de forma prática e fácil de limpar, sendo uma porta aberta para uma vida mais saudável e uma cozinha mais prática.

Isso dentro de uma faixa de preço acessível e competitiva entre os produtos do segmento.

Apesar disso, ela possui alguns pontos a se melhorar em qualidade. Os pontos fracos não comprometem seu uso, mas podem ser inconvenientes às vezes.

Talvez seja necessário a adaptação à máquina e alguns pontos. Porém, sem dúvidas, suas vantagens compensam por suas falhas e é uma boa opção para quem busca uma air fryer acessível, com grande volume e de fácil manutenção.

Assim, concluímos que a fritadeira elétrica sem óleo Midea é boa, mas não deixe de pesquisar também outros modelos, como a Philips Walita ou a Britania, por exemplo, para ter certeza de estar adquirindo o produto certo para suas necessidades.

Fizemos um comparativo entre as melhores marcas de fritadeiras. Vale a pena conferir.

Até a próxima!